Investindo em sustentabilidade, SEMAG implantará projeto de compostagem de resíduos orgânicos para uso na Agricultura Familiar

 O projeto de transformar o lixo orgânico gerado pelo município em adubo foi o tema de uma reunião entre a Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG) e o engenheiro químico, Edielson Neiva, realizada nesta segunda-feira (23). A intenção da Prefeitura é a de adotar uma estratégia de sustentabilidade, contemplando os benefícios ambientais e solucionar o tratamento e destinação final de uma parte da fração orgânica dos resíduos sólidos de Alagoinhas.

A reunião teve como objetivo alinhar a parceria para início do “ Projeto Modelo de Compostagem da SEMAG”. Conforme o que foi apresentado pelo especialista, o projeto consiste na coleta seletiva dos resíduos sólidos orgânicos nos grandes geradores locais (restaurantes, feiras, mercados etc.), com encaminhamento a um pátio de compostagem municipal, a ser construído, e a comercialização, por um valor simbólico, aos pequenos agricultores da região do composto orgânico biofertilizante gerado no processo.

“O principal produto do projeto é a implantação de um sistema que permita que o material que seria descartado vire nutriente para a agricultura, além de ser desviar a destinação final desses resíduos do aterramento ou vazadouro, o que seria um desperdício, sobretudo no contexto agrícola do município”, explicou Edielson Neiva. “Além disso, a iniciativa visa contribuir para difundir as práticas e experiências de compostagem na região, bem como promover a conscientização da sociedade em relação a tratamentos mais adequados para resíduos”, continuou o engenheiro.

“ Será um grande passo da gestão para a sustentabilidade do município, uma vez que o processo de compostagem une meio ambiente e economia. Além da possibilidade real de uma destinação mais adequada de parte dos resíduos sólidos orgânicos urbanos,  com esse projeto, vamos incrementar o atendimento da Semag à demanda de insumos dos produtores da agricultura familiar”, pontuou o secretário municipal da Agricultura, George Caboré.

Ainda de acordo com o secretário, o ponto de partida do “ Projeto Modelo de Compostagem da SEMAG” será com a utilização dos resíduos orgânicos gerados na Central de Abastecimento, e o início dos trabalhos está previsto para o segundo semestre deste ano.

Postar um comentário

0 Comentários