Criminosos ocultavam cocaína em cargas lícitas de exportadores

Em conjunto com a Receita Federal, a Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (24), as operações Retis e Spiderweb, com o objetivo de desarticular dois grupos criminosos investigados por tráfico de cocaína da América do Sul para a Europa.
De acordo com informações da Agência Brasil, as investigações apontam que os traficantes enviavam drogas para países europeus através do porto de Paranaguá, no Paraná. Para transportar os entorpecentes, o grupo usava métodos variados, incluindo a participação de mergulhadores para esconder cocaína em compartimento submerso de navios.
Outra forma de atuação do grupo, era ocultando droga em contêineres sem o conhecimento dos exportadores. Eles chegaram a colocar a cocaína em refrigeradores e no interior de cargas lícitas de produtos como madeira, suco de laranja e açúcar.
Durante as operações, os policiais cumprem 17 mandados de prisão e 86 de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados, nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
A Justiça determinou ainda sequestro de imóveis, bloqueio de bens e valores existentes nas contas bancárias e aplicações financeiras dos investigados, totalizando um valor estimado de aproximadamente R$ 55 milhões.
Bahia.ba