Para conter inflação, governo pretende adiantar 13º do INSS pelo terceiro ano

O abono é pago normalmente entre agosto e dezembro, mas foi integralmente repassado entre maio e julho 

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

 

Nos anos de 2020 e 2021, com a alta dos casos da Covid-19, o governo federal optou por antecipar o 13º salário dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Normalmente o abono é pago entre agosto e dezembro, mas foi integralmente repassado entre maio e julho.

Para este ano, com a alta da inflação, o governo brasileiro busca medidas para conseguir estimular a economia. Para isso, planeja reeditar uma série de ações utilizadas anteriormente por causa da pandemia. Uma delas é o adiantamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS. O abono, assim como nos três dois anteriores, deve ser paga ainda no primeiro semestre do ano.

Com a liberação dos recursos, o governo pretende injetar mais de R$ 50 bilhões na economia. Segundo o último boletim da Previdência Social, divulgado em janeiro, existiam 32 milhões de benefícios previdenciários ativos. Além de aposentadorias, os pensionistas e beneficiários de auxílio-doença, reclusão e salário-maternidade fazem jus ao abono.

Bahia.ba

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem