Cerimônia comemora 21 anos de vida religiosa da sacerdotisa Geiza de Oxum

 

Iniciados no dia 26 de fevereiro, os festejos de 21 anos de vida religiosa da sacerdotisa Iyalorixá Geiza de Oxum que teve seu encerramento nesta segunda-feira (28) com uma cerimônia de culto às religiões de matrizes africanas. Foram três dias de festividades, como rege a tradição, com cada dia dedicado a uma entidade da devoção da Iyalorixá.
Vinda de uma família de grande tradição no Candomblé, filha biológica de Mãe Maria de Ogum, mais conhecida Mãe Maria de Cangula, a Iyalorixá é uma das responsáveis por dar continuidade às tradições e costumes no culto aos Orixás na cidade de Alagoinhas. O festejo teve o apoio logístico das secretarias de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), de Assistência Social (SEMAS), de Serviços Públicos (SESEP) e de Administração (SEMAD).
Para o prefeito Joaquim Neto, que esteve presente durante a comemoração, destacou a importância de dar visibilidade aos cultos religiosos da cidade. “Esse é um dia de muita felicidade. Estamos aqui comemorando mais um momento religioso importante para Alagoinhas. Faz parte da nossa tradição e é muito importante dar visibilidade a todas as religiões, buscando sempre ter equidade e respeito à elas, além de preservar a cultura do nosso município, é nosso dever”, explicou o gestor.
A tradição centenária no município contou também com a participação da primeira-dama Ludmila Fiscina.
Confira mais imagens:

 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem