Hemoba intensifica coleta de sangue para abastecer municípios atingidos pelas chuvas

O diretor-geral do Hemoba pede ajuda aos doadores para ampliar a coleta em Salvador, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Juazeiro e demais regiões 

Foto: Camila Souza/GOVBA

Com o estoque em situação de alerta, a Fundação Hemoba intensifica a campanha de doação de sangue nos 29 postos de coleta na Bahia. A ação tem como objetivo evitar o desabastecimento de hemocomponentes nos municípios em situação de emergência em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado neste mês de dezembro.

“Apesar das chuvas intensas, nossas unidades de coleta em Eunápolis, Teixeira de Freitas, Jequié, Vitória da Conquista e Barreiras estão funcionando normalmente, porém com um número reduzido de doadores devido a dificuldade de mobilidade nesses municípios. Temos postos da Hemoba em todas as macrorregiões da Bahia, por isso peço aos doadores que nos ajudem a ampliar a coleta em Salvador, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Juazeiro e demais regiões para que tenhamos um estoque seguro para atender as demandas habituais e possíveis situações de emergência causadas pelas chuvas”, afirma Fernando Araújo, diretor-geral da Hemoba.

Nesta semana, excepcionalmente, os voluntários poderão realizar doação de sangue e cadastro de medula óssea em Salvador, na sede da Hemoba, na Av. Vasco da Gama, de segunda a quinta-feira, das 7h às 18h; na sexta-feira (31) o atendimento acontece das 7h às 12h30. Os postos de coleta nos shoppings Salvador e Salvador Norte atendem os doadores de terça a quinta-feira, das 09h às 18h; na sexta-feira (31) o atendimento acontece das 9h às 13h. Já as unidades localizadas no Hospital Ana Nery e Hospital do Subúrbio funcionarão de segunda a quinta-feira de 7h30 às 16h. Todos os postos de coleta estarão fechados no feriado do dia 01/01.

As demais unidades no interior do estado também funcionarão em horários especiais. Para mais informações como endereços das unidades acesse o site www.hemoba.ba.gov.br/hemorrede

Campanha Bahia Solidária

Em apoio à Campanha Bahia Solidária, promovida pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), a Hemoba instalou dois pontos de arrecadação de donativos, para ajudar as famílias atingidas pelas enchentes em todo o estado.

Alimentos não perecíveis, água, roupas e materiais de higiene e limpeza poderão ser entregues, de segunda a quinta-feira, na sede da Fundação Hemoba, localizada na Avenida Vasco da Gama, em Salvador, das 7h30 às 18h e na unidade da Hemoba no Hospital Ana Nery, das 7h30 às 16h. As doações serão encaminhadas para a sede da VSBA, no Palácio da Aclamação, em Salvador.

Critérios para doação de sangue – Para doar sangue, o voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional, além de cartão de vacinação.

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador. Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra a Covid-19 devem aguardar de dois a sete dias, a contar da data da vacinação. A Coronavac (Sinovac/Butantan) impede a doação de sangue por dois dias após cada dose. Já as vacinas AstraZeneca, Pfizer-BioNTech e Janssen impedem a doação por sete dias após cada dose.


Metro1

Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.