Degenerativa e fatal, 'doença da vaca louca' tem casos suspeitos no Rio de Janeiro

Pacientes estão internados em isolamento; ainda não há confirmação do diagnóstico 

Foto: Reprodução

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que dois casos suspeitos da “doença da vaca louca” no estado do Rio de Janeiro estão sendo investigados. Os dois pacientes estão internados em isolamento no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), em Manguinhos, na Zona Norte do Rio.

Um dos pacientes apresentou sintomas de demência e ataxia -- perda ou irregularidade da coordenação muscular. A doença da encefalopatia espongiforme bovina, popularmente conhecida como “doença da vaca louca”, é uma doença cerebral, degenerativa e fatal. Ela pode ser contraída no consumo de carne bovina contaminada.

Apesar da suspeita, a Fiocruz reforça que não há um diagnóstico certo ainda. Neste momento, o caso está sendo classificado com a forma clínica de esporádico, não tendo sido registrado, até o momento, a fonte de contaminação. O paciente segue internado e sob os cuidados da Fiocruz", informou a fundação.

Em setembro, o Ministério da Agricultura e Pecuária tinha confirmado dois registros da doença em animais em Belo Horizonte (MG) e Nova Canaã do Norte (MT). Apesar de classificar os casos como isolados, a pasta suspendeu as exportações de carne bovina do Brasil para a China. 



Metro1

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.