CEAPA retoma atividades presenciais na contracultura do encarceramento


A Central de Apoio e Acompanhamento às Medidas Alternativas – CEAPA/Núcleo Alagoinhas é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), com o Governo do Estado. Desde o dia 02 de agosto, as atividades presenciais foram retomadas de forma regular, seguindo os protocolos de segurança sanitária, sob orientação da SEAP – Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização.

A CEAPA é uma política pública que acompanha, de forma especializada, os cumpridores de alternativas penais, com a finalidade de encaminhá-los às instituições parceiras. Antes, eles são assistidos por uma equipe multidisciplinar, formada por Assistentes Sociais, Psicólogos e Advogados, que trabalham a responsabilização em um sistema de justiça criminal eficaz e restaurador.

Arquivo CEAPA/Alagoinhas

Segundo a Coordenadora Aline Pedreira, “o  objetivo do trabalho da CEAPA é a ressocialização e prevenção à reincidência criminal”.  Para alcançar essa finalidade, é desenvolvido um trabalho educativo e social “que visa  facilitar a reeducação e reintegração do cumpridor à sociedade, respeitando a pena em liberdade, mas sendo monitorado pelo Estado e pela comunidade com dignidade”.

A Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas – CEAPA está localizada na Rua Joaquim Nogueira, 319, Centro. Seu funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. O telefone para contato é (75) 3422 7933.

Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.