Parlamentares pretendem judicializar questão para garantir instalação da comissão
Redação
![]() |
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado |
Com o agravamento da pandemia, senadores de diferentes partidos aumentaram a pressão nesta semana para que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), instale uma CPI da Covid o quanto antes, para cobrar o governo federal a dar respostas a respeito do atraso na vacinação e o colapso do sistema de saúde em vários estados. A informação é da coluna de Andréia Sadi, do portal G1.
Segundo a publicação, senadores querem, inclusive, judicializar a questão para garantir a instalação da comissão — que está sob avaliação de Pacheco. Na quinta-feira (11), o partido Cidadania pediu ao Supremo Tribunal Federal que determine a abertura da CPI. No mesmo dia, líderes discutiram o tema e querem uma resposta de Pacheco.
De acordo com Pacheco, o Senado está com um “conjunto de frentes” contra a pandemia, como a comissão de acompanhamento do Senado, além de aguardar o anúncio do Auxílio Emergencial. Sobre a instalação da CPI, ele disse:
“Ainda farei a avaliação sobre a CPI. Se CPI for instrumento para solução, não tenho problema em usá-la. Mas se houver risco de desestabilizar mais o país no auge da crise sanitária, deve ser repensada. De qualquer forma, ainda que pretendida pela minoria do Senado, daremos a resposta o mais breve possível”, disse.