Prefeito afirmou que as equipes da prefeitura irão aplicar cerca de 15 mil doses por hora
Eduardo Dias / Matheus Morais
![]() |
Foto: Secom/Prefeitura de Salvador |
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), afirmou nesta terça-feira (12), durante a apresentação do Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19, que a capital baiana já dispõe de 1 milhão de agulhas e seringas e irá aplicar cerca de 15 mil doses de vacinas por hora quando iniciar o processo de vacinação.
“Não há nada mais importante para a prefeitura, a palavra de ordem é o enfrentamento à pandemia. Para a gente não há nada mais importante do que a aquisição, distribuição e aplicação da vacina. Sobre os insumos, todos estão vendo a difuculdade do governo federal e de outras cidades e estados em adiquirir as seringas e agulhas. Nós já temos em nosso almoxarifado 1 milhão de agulhas e seringas”, disse.
Bruno explicou que a prefeitura fará uma mobilização de toda as equipes de saúde para realizar a vacinação de diversas maneiras, como por exemplo, no formato drive thru e delivery, em casos de pessoas com comorbidades crônicas e que não possam se locomover.
“Durante o início da pandemia, quando foi necessário fazer a vacinação da H1N1, nós montamos os drives thrus, inclusive foi um verdadeiro sucesso e virou um case e muitas cidades do Brasil copiaram essa sistemática nossa, foi uma repercussão nacional. Além disso, vamos realizar a vacinação em unidades que são Institutos de Longa Permanência (ILP), onde tem pessoas sendo tratadas, idosos e nos asilos. Nós vamos fazer essa vacinação no local, a equipe da prefeitura vai lá fazer a vacinação. Da mesma forma, instituições hospitalares, onde tiverem pessoas inteernadas com doenças crônicas e trabalhadores da saúde. Iremos fazer o delivery, que é a visita domiciliar para os acamados, que são idosos e pessoas que têm doenças crônicas que não têm condições de se deslocarem. Além da população em situação de rua, que nossas equipes, principalemnte os girassóis de rua, os consultórios da saúde, vão tá realziando a vacinação”, contou Bruno.
O prefeito revelou ainda que para a logística dessa operação, Salvador irá contratar dois forgões refrigerados e outras 55 Doblôs para ficarem à disposição das equipes de saúde municipal.
“Toda a estrutura da prefeitura vai estar mobilziada. E caso os veículos já locados não sejam sufucientes, vamos requisitar mais de um contrato que já existe. Ou seja, nós já temos um fornecerdor contratado. Além daquelas 153 unidades, vamos ter 32 pontos de vacinação que são os centros de vacinação de drives thrus. Teremos 202 salas ou baias, 506 boxes de vacinação, isso vai nos a capacidade de aplicar 15 mil doses por hora em nossa cidade. E muito provavelmente as outras Doblôs, que já estão sendo utilizadas pela prefeitura, serão remanejadas para a vacinação”, completou Bruno.