por Lucas Arraz

Foto: Divulgação / Hospital Salvador
A prefeitura de Salvador deve firmar nos próximos dias novos contratos com empresas privadas para ampliar em 250 o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ofertados na capital durante o surto da Covid-19. Serão alugados leitos em hospitais particulares e montados outros em clínicas pela cidade.
O anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto (DEM) durante coletiva nesta terça-feira (7). Dez novos leitos devem ser contratados no Hospital Salvador, que já possui contrato com o governo do estado.
O Hospital São Rafael, que não é mais contratualizado com a prefeitura, disponibilizou 15 respiradores em empréstimo gratuito. Os equipamentos serão somados a outros 4 respiradores alugados do Instituto Baiano de Ortop e Traumatologia (Insbot).
Os respiradores devem ser destinados para a montagem de leitos de UTI temporários no Sagrada Família, Wet n’ Wild e no Itaigara Memorial Gastro Hepato Endoscopia. Os espaços tiveram requisição administrativa encaminhada pelo prefeito.
As Lojas Americanas realizaram a doação de termômetros digital infravermelho para a gestão.
“Poucas são as prefeituras no Brasil que estão participando desse esforço de ofertar novos leitos de UTI. Na proporção que nós estamos, acredito que nenhuma. Fazemos isso porque o mais importante é assegurar a melhora de quem tem coronavírus”, disse Neto.
A prefeitura de Salvador já possui contratado 14 leitos de UTI no Santa Isabel, seis leitos no Hospital Português e 10 leitos no Martagão Gesteira.
Tags:
SALVADOR