Morro de São Paulo: Construções históricas serão tombadas

 Morro de São Paulo: Construções históricas serão tombadas
Foto: Reprodução
O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) deverá assinar o termo de tombamento provisório do perímetro de Morro de São Paulo que abrange o farol, a gameleira, a fortaleza, o local conhecido como porta ló, a praça e a igreja de Nossa Senhora da Luz. Na oportunidade, a administração da fortaleza deverá ser transferida da Secretaria de Turismo (Setur) do estado para o Ipac.

A área a ser tombada contempla um conjunto de construções históricas da localidade de Morro de São Paulo. Segundo o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, "O tombamento valoriza os atrativos de Morro de São Paulo, cuja história e características naturais atraem visitantes do mundo inteiro e chama atenção para a necessidade de preservação”.

Para a secretária de Cultura, Arany Santana, as edificações "são registros da história da Bahia, que trazem em si uma grande riqueza simbólica e arquitetônica". "Cuidar deste patrimônio é de grande interesse para o Governo do Estado, que vem se dedicando a potencializar ainda mais a movimentação turística e a dinamização cultural da região”, afirmou.

Um projeto de ocupação da fortaleza deverá ser apresentado, em parceria com a prefeitura.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem