Peru declara emergência sanitária por casos de síndrome de Guillain-Barré

Peru declara emergência sanitária por casos de síndrome de Guillain-Barré
Foto: Reprodução/AtivoSaúde
O Peru entrou em estado de emergência sanitária em cinco regiões turísticas do país depois que um número incomum de casos da síndrome de Guillain-Barré e uma morte em decorrência da doença foram registrados. A síndrome afeta o sistema nervoso.

Segundo o jornal O Globo, a "emergência sanitária" vai durar 90 dias e foi declarada após o Instituto de Ciências Neurológicas indicar que "os casos atuais da síndrome de Guillain-Barré apresentam características incomuns e atípicas que requerem tratamento de início rápido ou imediato".

A reportagem do veículo informa que as regiões envolvidas são Piura, Lambayeque, La Libertad, todas localizados na costa norte do país e se tratam de zonas com atrativos arqueológicos e conhecidas por suas praias e ondas para surfistas. Além delas, também estão envolvidas a região de Junín, no centro do país, e Lima, onde fica a capital peruana.

Esta síndrome deixou um terceiro morto no sábado, quando uma mulher de 45 anos faleceu em um hospital da cidade de Trujillo, região La Libertad, de acordo com o jornal El Comercio.

O Globo constatou que as autoridades peruanas registraram 34 casos da doença no norte do Peru, muito acima dos 10 casos anuais que se apresentam normalmente nessa região.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem