Em 1° de Agosto de 1941, nascia o cantor Ney Matogrosso

Foto:Reprodução 

Ney Matogrosso é um cantor e compositor brasileiro. Surgiu nos palcos como vocalista do grupo de rock Secos & Molhados, em 1973, quando se apresentava com figurino, maquiagem e performances extravagantes.

Ney Matogrosso também é dançarino, ator, diretor, coreógrafo e iluminador. Em1992 dirigiu o show Sou Eu, da cantora Simone que foi considerado o melhor show do ano.

Ney de Souza Pereira, conhecido como Ney Matogrosso, nasceu em Bela Vista, Mato Grosso do Sul, cidade fronteira com o Paraguai, no dia 1 de agosto de 1941. Filho de militar teve uma educação bastante rígida.

Acompanhando a família, Ney morou em diversas cidades brasileiras, entre elas, o Recife, Pernambuco, quando tinha por volta de cinco anos. Foi aluno do Colégio Estadual Campo-grandense e desde cedo gostava de cantar, pintar e interpretar.

Ao completar dezoito anos, Ney Matogrosso deixou a casa da família em Bela Vista para servir na Aeronáutica, indo morar em Brasília na casa de um primo. Nessa época participou de um festival universitário e chegou a formar um quarteto.

Depois de se apresentar em um festival fez algumas apresentações dançando e cantando em um programa de televisão, época em que decidiu se profissionalizar como cantor e também ator.

Em 1966 mudou-se para o Rio de Janeiro quando passou a confeccionar e vender peças de artesanato em couro. Em 1970 conseguiu, com um amigo que trabalhava na Sala Cecília Meirelles, o emprego de iluminador.

Em 1971, Ney Matogrosso foi para São Paulo onde conheceu o produtor musical João Ricardo que o convidou para ser o vocalista do grupo Secos e Molhados. Passou então a adotar o nome artístico de Ney Matogrosso, uma referência a seu estado de nascimento.

O conjunto musical formado por João Ricardo, Gerson Conrad e Ney Matogrosso lançou seu primeiro disco “Secos & Molhados I (1973) que logo chegou à marca de um milhão de cópias vendidas.

Os integrantes do grupo de rock, Secos e Molhados, se apresentavam maquiados e com roupas extravagantes. Ney dançava e fazia performances que chamavam a atenção do público. Fizeram sucesso com as músicas Rosa de Hiroshima, O Vira e Sangue Latino.

Carreira Solo

Em 1975 Ney Matogrosso saiu dos Secos & Molhados e iniciou sua carreira solo. Nesse mesmo ano lançou o disco “Água do Céu – Pássaro” apresentado em uma capa de papelão cru onde Ney aparece pintado e adornado com chifres e dentes de animais.

O disco possui 9 faixas, entre elas, O Homem de Neandertal (título de seu primeiro show), Kubanacan, América do Sul, O Corsário e Barco Negro (um fado de Amália Rodrigues).

O reconhecimento de Ney Matogrosso só veio com o lançamento do segundo disco “Bandido”, lançado em 1976. A canção “Bandido Corazón” composta por Rita Lee se tornou um grande sucesso na voz do cantor.

Notícia completa 

Do eBiografia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem