Saiba como realizar os pagamentos RETROATIVOS do INSS e se aposentar recebendo MAIS

 

Foto:Reprodução 

Não é incomum que beneficiários do INSS tenham que lidar com atrasos em seus pagamentos. Por isso, leia o texto abaixo e saiba como pedir os seus retroativos.


Atualmente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável por atender a mais de 36 milhões de cidadãos brasileiros. Cada uma destas pessoas pode acessar, por meio do INSS, benefícios como auxílios trabalhistas, pensões e até mesmo aposentadorias. Compreende-se assim, a importância que o INSS possui para o país como um todo.

Infelizmente, porém, é comum que muitos segurados do INSS acabem tendo os seus pagamentos atrasados. Nestes momentos, é indispensável que um segurado do órgão previdenciário conheça os seus direitos. Por isso, leia o texto a seguir e descubra como é possível receber o pagamento retroativo das suas parcelas que sofreram atraso.

Conheça os benefícios que podem ser acessados pelo órgão previdenciário

Como já mencionamos previamente, o INSS atende atualmente a dezenas de milhões de cidadãos brasileiros. Todos estes indivíduos, conseguem ter acesso aos benefícios do órgão beneficiário porque realizam as suas contribuições mensais necessárias para assegurar os pagamentos. Entretanto, muitos brasileiros contribuem ao Instituto Nacional do Seguro Social sem ao menos saber todos os benefícios que o INSS pode disponibilizar. Desse modo, vamos conhecer quais são as verdadeiras vantagens de ser um segurado do INSS.

Primeiramente, nós temos os auxílios. Estes pagamentos ocorrem apenas em situações onde o trabalhador precisa se ausentar das atividades do seu trabalho. Ou seja, estes são pagamentos temporários e acontecem apenas em cenários específicos. Hoje em dia, o INSS concede aos seus segurados os seguintes auxílios: Auxílio-Doença, Auxíllio-Acidente, Auxílio-Reclusão e Salário Maternidade. Vale mencionar, que no caso do Auxílio-Reclusão, os pagamentos são feitos para os dependentes da pessoa segurada.

Ademais, também é possível acessar também valores referentes a pensões. As pensões, por sua vez, se tornam possíveis para dependentes de segurados do INSS que já faleceram. Geralmente, o pagamento é vitalício e deve cobrir às despesas da família do falecido pelo tempo que precisarem. E, por fim, temos as aposentadorias. Como deve ser de conhecimento geral, a aposentadoria é um benefício pago para os brasileiros que contribuíram ao órgão previdenciário e já não conseguem mais trabalhar. Seja por idade, motivo de saúde, ou por atingirem o tempo de contribuição necessário.

Veja como conseguir receber os seus pagamentos atrasados

Sem sombra de dúvidas, o Instituto Nacional do Seguro Social é uma das instituições que mais demandam respeito em nosso país. Todavia, até mesmo as instituições mais respeitadas não estão isentas de falhas. E o INSS não é uma exceção a esta afirmação. Muito pelo contrário! Na verdade, é bastante comum que o INSS cometa falhas, principalmente quando se trata das datas de pagamentos. Além de atrasos nos depósitos, é recorrente que o órgão previdenciário demore a conceder os benefícios para alguém que está dando início ao seu processo.

Quando isso acontece, como é possível recuperar os pagamentos retroativos? Bem, primeiramente é possível solicitar um pagamento atrasado por meio do site do próprio INSS (curtlink.com/VRlKn). Entretanto, esta opção só é válida para quando os atrasos vão até 5 anos. Caso contrário, é preciso abrir um processo no Sistema de Acréscimos Legais (curtlink.com/4oH6pOt). Se nenhuma destas alternativas funcionar, o beneficiário infelizmente vai precisar dar início a um processo através da Justiça.

Do PronaTec

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem