Nesta quinta-feira, dia 20 de abril, é comemorado o Dia do Disco de Vinil no Brasil

Foto: Google

Ele foi desenvolvido em meados da década de 40, mas a comemoração da data surgiu em homenagem ao músico brasileiro Ataulfo Alves, que faleceu no dia 20 de abril de 1968. Cerca de 10 anos depois, em 1978, na cidade do Rio de Janeiro, os amantes e colecionadores de discos dedicaram esta data para celebrar a sua paixão pelo vinil.

O disco foi de fato introduzido no ano de 1948, quando a Columbia lançou o formato LP com uma velocidade de 33 e 1/3 rotações por minuto, um diâmetro de 12 polegadas, que conseguia guardar cerca de 45min de som entre os dois lados do disco, o que era incrível na época! Esse feito encaminhou para o que conhecemos hoje como álbuns, nos quais os artistas podiam tocar por quanto tempo quisessem e organiizar as músicas da maneira que quisessem.

Foto: Reprodução

No ano seguinte, em 1949, a gravadora Victor RCA, conhecida hoje como RCA Records - controlada pela Sony- lançou o EP (extended play), que tinha 45 rotações por minuto, diâmetro de 7 polegadas, com 15 minutos de som entre os dois lados.

No Brasil, o LP foi lançado comercialmente em 1951. Contudo, depois da comercialização do CD em meados de 1984, os vinis começaram a perder espaço e tornaram-se um item de colecionador.

do Antena 1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem