Lula anuncia retorno de financiamento do BNDES em outros países

"BNDES vai voltar a financiar as relações comerciais do Brasil e vai voltar a financiar projetos de engenharia", disse o presidente, no primeiro dia de viagem à Argentina

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência

 

O presidente Lula confirmou nesta segunda-feira (23) que o BNDES vai voltar a financiar projetos de empresas brasileiras no exterior. “O BNDES vai voltar a financiar as relações comerciais do Brasil e vai voltar a financiar projetos de engenharia”, disse o chefe do Executivo brasileiro durante encontro com empresários no primeiro dia de visita à Argentina.

Uma das possibilidades para o banco de fomento brasileiro é o gasoduto Néstor Kirchner. O equipamento tem o propósito de transportar o gás de xisto da região argentina de Vaca Muerta ao Brasil. “Se há interesse dos empresários, se há interesse do governo e nós temos um banco de desenvolvimento para isso, eu quero dizer que nós vamos criar as condições para fazer o financiamento que a gente puder fazer para ajudar o gasoduto argentino”, avisou.

Para Lula, no modelo do governo anterior o banco de fomento “parou de compartilhar a possibilidade de crescimento com outros países”. Lula avaliou que o governo passado priorizou usar os recursos do BNDES para devolver ao Tesouro Nacional brasileiro um empréstimo feito nas gestões anteriores do petista. Para o presidente atual, foi “graças ao financiamento de R$ 500 bilhões de reais do BNDES” que o Brasil foi “o último país a entrar na crise [de 2008] e o primeiro a sair”.

O presidente brasileiro atribuiu a ignorância as críticas contra o financiamento do BNDES em outros países. “Acho não só que pode, como é necessário que o Brasil ajude a todos os seus parceiros. E é isso que nós vamos fazer dentro das possibilidades econômicas do nosso País. O BNDES é muito grande. Durante a crise de 2008, se não fosse o BNDES e os bancos públicos, a economia brasileira teria quebrado”, acrescentou. 

Fonte: Estado de S. Paulo

Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.