Nesta quarta-feira (02), Dia de Finados, a Prefeitura de Alagoinhas inaugurará a primeira parte do Museu a Céu Aberto do Cemitério Jardim da Saudade

 

Foto: Roberto Fonseca

Nesta quarta-feira, 02 de novembro, Dia de Finados, a Prefeitura Municipal de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) inaugurará a primeira parte do Museu a Céu Aberto do Cemitério Jardim da Saudade, com a identificação de Intendentes e Prefeitos ali sepultados.  O ato ocorrerá logo após a missa, que será celebrada pelo Padre Betinho, no mesmo local, às 10h.

Em maio deste ano (2022), o Cemitério Jardim da Saudade –  patrimônio cultural, arquitetônico e histórico do município – completou 130 anos.  No ano passado (2021), na mesma data de Finados,  o Prefeito Joaquim Neto inaugurou o Projeto “O Cemitério Jardim da Saudade como Expressão de Cultura,  idealizado pela SECET para destacar a Arte Cemitério/Tumular – Patrimônios e seus símbolos”, conforme destacou a secretária Iraci Gama.

Foto: Roberto Fonseca

Na ocasião, a Capela do cemitério, que data de 1982 e possui mais de 60 lápides indicativas de pessoas enterradas (desde o princípio do século passado), foi entregue requalificada à população, em uma missa também celebrada pelo Padre Betinho.

Reformada em parceria com o grupo OSAB,  nela foi feita a revisão do telhado, renovação da parte elétrica, colocação de 4 ventiladores, substituição do forro, pintura externa e interna com realce dos adereços, passarela de acesso com piso de cerâmica, reforma do velário, identificação das lápides e arrumação do mobiliário. Na parte externa ainda foi feita a pintura do muro, poda das árvores, conserto do piso com pedras portuguesas e arrumação do jardim.

 

Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.