PF deflagra operação contra hackers que derrubaram sites do Ministério da Saúde

Agentes cumprem oito mandados de busca e apreensão nos estados da Paraíba, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, nesta terça-feira (16)

Foto: Ascom / PF
Foto: Ascom / PF

 

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (16), a Operação Dark Cloud, contra hackers que derrubaram sites do governo federal, em 2021, incluindo os do Ministério da Saúde.

Os agentes cumprem oito mandados de busca e apreensão nos estados da Paraíba, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, após ordens judiciais expedidas pela 12ª Vara da Justiça Federal no Distrito Federal.

Durante as investigações, a PF descobriu que os ataques aos sites do governo foram orquestrados por uma organização criminosa transnacional dedicada à prática de crimes desta natureza, tendo como alvos entidades públicas e privadas no Brasil, Estados Unidos, Portugal e Colômbia.

O inquérito policial foi instaurado no dia 10 de dezembro de 2021, quando a Polícia Federal tomou conhecimento de que invasores apagaram arquivos, dados e instâncias na nuvem do Ministério da Saúde havia. Ocorridos durante a pandemia, os ataques comprometeram inclusive o funcionamento do site ConecteSUS, responsável pelo Certificado Nacional de Vacinação.

Segundo a PF, o grupo acessou indevidamente ainda sites da Controladoria-Geral da União, Ministério da Economia, Instituto Federal do Paraná, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Escola Nacional de Administração Pública, Agência Nacional de Transporte Terrestre, Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Agência Nacional de Energia Elétrica e da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal e Polícia Rodoviária Federal.

A investigação apura supostos crimes de organização criminosa, invasão de dispositivo informático, interrupção ou perturbação de serviço telegráfico, radiotelegráfico ou telefônico, impedir ou dificultar-lhe o restabelecimento; além do crime de corrupção de menores, com previsão no Estatuto da Criança e do Adolescente, e lavagem de capitais.

Bahia.ba

Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.