Sem perceber, banhista nada ao lado de tubarão em praia cearense

 

Foto: Reprodução

Espécie é inofensiva ao ser humano e já foi vista no mesmo local em 2020.


Um banhista nadou ao lado de um tubarão-lixa na Praia do Náutico, em Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (28). O momento foi registrado por curiosos que testemunharam a aparição do animal no local.

Pessoas que estavam no local alertaram o banhista sobre a proximidade do animal, mas ele não percebeu. "As pessoas gritaram 'olha o tubarão, olha tubarão'. Mas esse tubarão não ataca ninguém e nem o banhista ouviu", disse a pessoa que filmou o peixe.

A espécie é inofensiva ao ser humano, segundo o professor Vicente Vieira Faria, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). "O maior perigo é vir alguém com uma rede correndo e pegá-lo", afirmou.

O peixe é protegido pela legislação brasileira. Em razão disso, a pesca não é permitida.

Segundo o docente, a espécie, cujo nome científico é Ginglymostoma cirratum, pode chegar a pouco mais de três metros de comprimento. O animal costuma ficar próximo a pedras nas profundezas marinhas e se alimenta essencialmente de crustáceos.

O tubarão-lixa é mais rara em outros estados, mas ainda comum no Ceará, já tendo aparecido no mesmo local durante a pandemia. "Pode não ser mais [comum] no futuro, caso a retirada por pesca e também efeitos de poluição possam interferir negativamente na população de lixas", ressaltou o professor.


Fonte: G1/CE

Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.