Tem trabalhador aguardando seu pedido por mais de 1 ano
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Foto: Romildo de Jesus |
Por Cleusa Duarte
A greve nacional dos servidores do INSS começou na última quarta-feira (23). Na Bahia os funcionários iniciaram a paralisação, que é por tempo indeterminado, na última sexta (25). Os trabalhadores pedem reposição salarial de 19,9%, melhores condições de trabalho e realização de novo concurso público para reforçar os quadros. Eles alertam que a deficiência no número de analistas e técnicos impacta nos pedidos de aposentadoria , auxílio doença e maternidade. Cerca de 2 milhões de pedidos de trabalhadores estão em análise em todo o país.
Vale destacar que embora a greve tenha sido deflagrada, Perícias de concessão de benefícios, que já estavam agendadas, não serão afetadas e será possível também reagendar outros atendimentos. Em todo o estado são 140 pontos de atendimentos e sete gerências: "estamos há quatro anos sem nenhuma reposição salarial. Depois das reformas trabalhista e previdenciária, muita gente do quadro pediu aposentadoria. Muito antes da pandemia já conversávamos com o governo e presidência do INSS, que haveria evasão de trabalhadores. Sabíamos que a qualquer momento teríamos 70% das pessoas do órgão aposentadas. Se quisessem um atendimento bem feito e rápido teriam feito a reposição destes trabalhadores logo em seguida. O governo não fez isso. A pandemia só acirrou o problema”, disse Edivaldo Santa Rita, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência do Estado da Bahia (SINDPREV-BA).
De acordo com o Sindprev-BA, em 2015 eram 41 mil trabalhadores na previdência em todo o Brasil e hoje , o quadro é de 19 mil, " temos 2 milhões de pedidos represados. A OAB, o INSS e Ministério Público estão cientes destes dados. Imagina que são pedidos de aposentadoria, auxílio maternidade, acidente de trabalho, tudo sem andar. Aí o INSS coloca escrito que está em análise, na verdade não tem gente suficiente para analisar. Por outro lado tem trabalhador aguardando seu pedido por mais de 1 ano, isso é desculpa pois falta analista e técnico do seguro social. Se o trabalhador tem seu INSS pago e atualizado, tempo de contribuição e idade não fica tanto tempo em análise”, desabafa Santa Rita.
Entre os serviços disponíveis na plataforma www.meu.inss.gov.br estão: pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte, pedido do salário-maternidade, de auxílio-doença, consulta à revisão do benefício, pedido de recurso de benefício e certidão de tempo de contribuição. Pelo app Meu INSS também é possível enviar documentos digitalizados, escaneados ou fotografados pelo celular. Depois de solicitar, o segurado pode acompanhar o andamento do pedido, com o protocolo de requerimento. Esse acompanhamento pode ser feito pelo aplicativo ou telefone 135.
Se a agência estiver aberta e os servidores se negarem a prestar atendimento, é recomendado pedir um documento que comprove o comparecimento ao local. O segurado pode solicitar, ainda, que o serviço seja reagendado pelo atendente e depois confirmar a remarcação pelo 135, pedindo número de protocolo. Porém vale destacar que mesmo sendo atendido, o pedido ou solicitação exigida passará por análise técnica para ser concedido.
A reportagem da Tribuna da Bahia pediu um posicionamento do INSS, mas a direção central do Instituto não se pronunciou ainda sobre o assunto e a local não tem permissão para falar sobre isso.
Tribuna da Bahia