Gravidez na adolescência é tema do Programa de Saúde na Escola

 


Com o objetivo de despertar nos alunos a consciência e cuidados sobre seu corpo, a Prefeitura Municipal inicia nesta segunda-feira (21) os trabalhos de orientação de jovens da rede municipal de educação, por meio do Programa Saúde nas Escolas (PSE). O evento segue até o dia 25 de fevereiro.

Com o tema: “Gravidez na Adolescência”, em alusão a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência que acontece em fevereiro, a Prefeitura Municipal  realizará atividades práticas, que já são rotina do PSE, sobre prevenção e proteção à gravidez. A culminância do evento acontece no dia 25 de fevereiro com a divulgação nas redes sociais dos registros fotográficos feitos nos dias das ações, através de vídeo institucional.

Nesse primeiro momento, segunda-feira (21), a ação vai contemplar as instituições de ensino: CETEP – das 07h30 às 10h; Escola Estadual São Francisco – turnos matutino e vespertino; Escola Estadual Leôncio Pereira – às 13h30; Escola Municipal Miguel Fontes Turno – turnos matutino e vespertino; Escola dos Rodoviarios – das 7h30 às 9h e das 13h30 às 15h. 

As demais escolas da rede municipal e estadual serão contempladas assim que as aulas presenciais retornarem. O projeto é promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC).

Um dos mais importantes fatores de prevenção é a educação. Educação sexual integrada e compreensiva faz parte da promoção do bem-estar de adolescentes e jovens ao realçar a importância do comportamento sexual responsável, o respeito pelo/a outro/a, a igualdade e equidade de gênero, assim como a proteção da gravidez inoportuna, a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis/HIV.

PROGRAMAÇÃO GERAL

 21/02/2022:

Abertura da Programação: Entrevista nas Rádios Locais  

Matutino e Vespertino: Papos de Prevenção e Proteção a Gravidez na Adolescência

Local: Unidades Escolares Municipais (Educacional Murilo Coelho Cavalcante, Colégio Municipal de Alagoinhas, Escola Maria Irene Andrade de Assis e o Colégio Miguel Santos Fontes (Boa União)

Ações: Palestras organizadas pelo PSE (Programa Saúde nas Escolas)

 

22/02/2022:

Matutino e Vespertino: Oficina de Prevenção: Gravidez na Adolescência não é brincadeira. Vamos mudar essa realidade?

Local: Unidades SUAS / Programa Criança Feliz

Ações:

CRAS – Rodas de Conversa

CREAS – Sala de acolhimento

CIAS (Centro Integrado da Assistência Social ) – Sala de Acolhimento

Programa Criança Feliz – Rolê da prevenção nas comunidades atendidas

Conselho Tutelar I – Presença dos conselheiros nas ações dos CRAS

Conselho Tutelar II – Material de sensibilização através de vídeo e card´s informativos divulgados nas redes sociais.

 

23/02/2022:

Matutino e Vespertino: Oficina de Prevenção: Adolescência primeiro, gravidez depois.

Local: Unidades Básicas de Saúde, Maternidade Municipal e Policlínica Municipal

Ações: Sala de acolhimento nas USF´s, Palestra na Políclinica Municipal (Expositora: Dra. Rosália, 8h) e na Maternidade Municipal, com o núcleo de psicologia, roda de conversa sobre planejamento familiar na adolescência.

Responsáveis: SESAU

 

24/02/2022:

Matutino: Rolê da Prevenção: Prevenção da Gestação em Adolescentes

Local: Praça JJ Seabra e Ruy Barbosa

Horário: 9h

Responsáveis: SEMAS / SEDUC / SESAU – Equipes volantes

 

25/02/2022:

Culminãncia: Divulgação nas redes sociais dos registros fotográficos feitos nos dias das ações, através de vídeo institucional


Postar um comentário

0 Comentários