Comissão divulga avaliação da primeira semana do novo Sistema de Integração do Transporte


Ao final da primeira semana de operação do novo Sistema Integrado de Transportes de Alagoinhas (SiT), a Comissão Especial para reestruturação do transporte coletivo divulgou, neste domingo (30), o balanço de avaliação da implantação do sistema de integração físico-tarifária.

De acordo com a nota de avaliação emitida pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), os deslocamentos por integração, representaram 6,9% do total de passageiros transportados, sendo eles: 13,9% estudantes integrados, 47,5% usuários com vale-transporte integrados e 38,6% usuários avulsos integrados.

Ao todo foram registrados todos os tipos de passagens: 38,5% dos usuários  do transporte público utilizaram a passagem inteira em espécie, 10,5% avulso, 18,2% vale-transporte, 5,2% estudantes, 20,7% gratuidades (idosos com menos de 65 anos e pessoas com deficiência) que somados aos 6,9% dos integrados, corresponde aos 100% dos passageiros.

Bilhetagem

A utilização da bilhetagem eletrônica atingiu o percentual de 61,5% do total de passageiros transportados, superando o total de pagamentos em espécie. O desempenho do sistema demonstrou que a modelagem da integração atingiu a 6,9% dos usuários, considerando os dois sentidos de deslocamentos (ida e volta) comprovando que a racionalização da oferta beneficiou a todos os usuários pela manutenção da modicidade do valor da tarifa, além de permitir o retorno do atendimento às áreas cujos serviços estavam desativados.

A próxima etapa corresponde à operação retorno às aulas, prevista para a primeira semana de fevereiro, quando deverá ser ampliado o atendimento com aumento da oferta do serviço pela ampliação da frota operacional e pelo aumento na quantidade de viagens.

Fotos: Roberto Fonseca/ SECOM

Postar um comentário

0 Comentários