EUA estudam enviar doses da vacina AstraZeneca ao Brasil, diz New York Times

País tem dezenas de milhões de imunizantes parados nas fábricas enquanto aguarda resultado de estudo clínico

Redação

Foto: Fotos Públicas

Os Estados Unidos estudam enviar lotes de vacinas contra a Covid-19 para o Brasil ou outros países, segundo o jornal The New York Times.

A remessa seria proveniente das dezenas de milhões de doses do imunizantes desenvolvidos pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca que estã paradas nas fábricas americanas, enquanto aguardam resultados de um estudo clínico.

O destino das vacinas é assunto de um intenso debate entre a Casa Branca e autoridades de saúde do país, com alguns argumentando que a gestão Biden deveria permitir que fossem exportados para países com necessidades urgentes, enquanto outros não estão prontos para abandoná-los, segundo autoridades da administração democrata ouvidas pelo jornal.

O laboratório, porém, não está envolvido nessas conversas.

Algumas autoridades insistiram que a Casa Branca tome uma decisão nas próximas semanas. Elas discutem enviar doses para o Brasil, que vive seu pior momento da pandemia, ou mesmo para União Europeia ou Reino Unido.

Cerca de 30 milhões de doses estão engarrafadas em uma unidade do AstraZeneca em West Chester, no estado de Ohio, responsável pela fase final da produção da vacina, na qual há o envasamento do imunizante, disse ao New York Times um funcionário com conhecimento do estoque.

Já em Baltimore, no estado de Maryland, outra empresa que fabrica a vacina já produziu quantidade suficiente para mais dezenas de milhões de doses.

(Com informações do jornal Folha de S. Paulo)

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.