EUA: Democratas apresentam pedido de impeachment contra Donald Trump

 

Foto: Julia Mineeva / TheNews2 / Folhapress

Representantes do Partido Democrata apresentaram, nesta segunda-feira (11), um pedido de impeachment contra Donald Trump, conforme informações do portal G1. Os democratas acusam o presidente dos Estados Unidos de incitar uma insurreição, que culminou na última quarta-feira (6) com a invasão do Capitólio.

 

No pedido de impeachment, os oposicionistas argumentam que o discurso feito por Trump a seus apoiadores, pouco antes da invasão, teria incentivado as ações violentas contra os representantes do poder legislativo dos EUA.

 

Mais cedo, os republicanos na Câmara dos Deputados rejeitaram uma resolução pedindo que o vice-presidente Mike Pence acionasse a 25ª emenda da Constituição americana, o que afastaria Trump da presidência dos EUA. Como houve objeção, a recomendação será reavaliada na terça-feira (12) com a presença de todo o plenário.

 

A decisão para seguir com os procedimentos previstos na 25ª emenda não é tomada pelo legislativo, precisando ser acionada por Pence, com o apoio da maioria dos membros do Gabinete presidencial.

 

Ainda assim, a ação pode ser contestada por Trump, em uma carta redigida ao Congresso. A remoção permanente do mandatário precisa da aprovação da maioria de dois terços do Congresso, o equivalente a 67 senadores e 290 representantes.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.