por Milena Lopes
![]() |
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia |
Em entrevista coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (23), Guilherme Bellintani, presidente do Bahia, esteve presente junto com o técnico Dado Cavalcanti, que foi apresentado ao clube oficialmente. Na ocasião, o dirigente do Tricolor falou não só sobre o novo comando do Esquadrão, como também esclareceu sobre o andamento da apuração sobre o caso de racismo envolvendo o meia Índio Ramíres e o jogador Gerson, do Flamengo.
“Foi muito importante ter afastado-o [Ramírez] oficialmente das atividades provisoriamente. Ele foi acompanhado pelo psicólogo do clube, eu o encontrei todos os dias, tivemos contatos permanentes e agora nos cabe finalizar todo o procedimento que instauramos para ter a decisão mais justa”, explicou Bellintani.
Segundo o dirigente do clube, as medidas estão sendo tomadas avaliando a gravidade do caso e considerando o posicionamento de ambas partes envolvidas. “[Vamos] Considerar de forma muito relevante o depoimento de Gerson, entender também que o nosso atleta precisa ter o direito à ampla defesa e ao contraditório, como está tendo, e muito além disso, tratar sempre o tema com muita relevância, muita gravidade, entender que não é fácil enfrentar um tema desta dimensão, mas o Bahia não quer soluções fáceis, o Bahia quer soluções justas”, destacou o presidente.
“A expectativa é terminar ainda hoje essa apuração que foi feita. (...) Provavelmente amanhã já anunciaremos os dobramentos e procedimentos que a gente decidiu a partir do que a gente investigou”, esclareceu.
Sobre a transferência de Dado Cavalcanti do time de transição para assumir a equipe principal, Bellintani aposta no trabalho que o treinador já apresentou dentro e fora do Tricolor para conseguir trazer melhores resultados para o time principal.
“Apresentar no treinador quer dizer que a gente interromper o ciclo anterior, de despedida e de conclusão de um processo que, naturalmente, não vinha dando os resultados que a gente imaginava”, comentou o presidente.
“Mas ao mesmo tempo é o momento que adotamos um novo ciclo de esperança, expectativa de trabalho e de muita intensidade. A escolha de Dado Cavalcanti se dá pelo conhecimento que ele tem do clube, a interação que já tem com os atletas, pela capacidade técnica de mobilização de grupo que ele já mostrou em trabalhos anteriores fora do clube e aqui também, na condução do trabalho de um time de transição”, pontuou.
“Ele vem com esse espírito e vem com o DNA de quem, apesar de não estar no Bahia muitos anos, no último ano que esteve aqui conheceu profundamente o time e incorporou o que é a nossa luta”, completou o dirigente.
Bellintani ainda destaca que a equipe do Bahia passará por alterações e que o comando de Dado Cavalcanti sobre o elenco é apenas o início.
“Mudanças vão acontecer a partir de hoje é a primeira delas é a chegada de Dado Cavalcanti outras serão anunciadas em breve”, finalizou o presidente.