Na última rodada, AFA pode mudar regras do rebaixamento no Campeonato Argentino

Na última rodada, AFA pode mudar regras do rebaixamento no Campeonato Argentino
Foto: Divulgação
O futebol argentino é caracterizado pela desorganização. Na última semana, a Associação do Futebol Argentino junto com 12 representantes de clubes decidiu mudar a regra do rebaixamento faltando uma rodada para o encerramento e o descenso direto seria reduzido para dois e reestabelecer o playoff da promoção, ao invés de três como estava previsto no início da competição.

Na briga contra o rebaixamento, o Gimnasia La Plata, time comandado por Diego Maradona, é o último colocado, seguido por Patronado, Colón Santa Fe, Aldosivi e Central Córdoba, todos com médias que definem o rebaixamento. Vale lembrar que na Argentina, o descenso leva em conta o desempenho da equipe nas três últimas edições do campeonato. O playoff da promoção será disputado entre o terceiro pior time de média da divisão de elite contra uma equipe da Primera B Nacional, que é a segundona do país, disputada por dois grupos de 16 clubes e o título é definido entre os dois melhores, com o vencedor conquistando também o acesso direto. Já o perdedor jogaria um triangular com os dois segundos colocados dos grupos. O melhor dessa fase seria o segundo a subir, enquanto o vice faria o playoff com a equipe de terceira pior média da elite, que no momento, seria o Gimnasia, de Maradona.

A mudança ainda não é oficial. Ela poderá ser concretizada nesta quarta-feira (4) após reunião do Conselho da Superliga Argentina. Para isso precisa ser aprovada por dois terços dos 24 clubes da Superliga. Além da alteração no rebaixamento, estaria o fim da Superliga, entidade que organiza a primeira divisão, e a criação de outra liga. Porém, a imprensa argentina dá como certa a modificação.

A última rodada do Argentino começa na próxima sexta (6) e vai até a segunda (9). O Gimnasia visita o Boca Junior no sábado (7).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem