Deputada do PSL quer punir advogados que receberem honorários sabendo de origem ilícita

Deputada do PSL quer punir advogados que receberem honorários sabendo de origem ilícita
Bia Kicis | Foto: Agência Senado
A deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) quer alterar a Lei de Lavagem de Dinheiro para incluir advogados no rol das pessoas sujeitas a responderem por receptação qualificada. A deputada, ex-procuradora-geral do Distrito Federal, apresentou o Projeto de Lei 3787/19, que altera o artigo 9º da Lei de Lavagem de Dinheiro. O texto prevê como receptação qualificada o recebimento de honorários advocatícios que possam ser provenientes de produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, os receba.

A pena proposta é de reclusão de um a quatro anos mais multa. Sobre o pagamento de fiança, o texto prevê que o beneficiário deverá comprovar a origem lícita dos recursos, ativos e bens oferecidos em depósito para fins de fiança, sob pena de indeferimento. A deputada diz que no artigo da lei esta ausente “um grupo muito suscetível de receber recursos financeiros decorrentes de atividades ilícitas", advogados e escritórios e sociedades de advocacia, sobretudo no recebimento de honorários contratuais e advocatícios.

Ela diz que, muitos dos clientes de advogados não possuem recursos oriundos de fontes lícitas para custear “vultosos honorários advocatícios, em especial quando se trata de traficantes, assaltantes de bancos e transportes de valores, assaltantes de cargas, envolvidos em corrupção na Administração Pública, em crimes do colarinho branco, nas inúmeras operações policiais que assolaram e assolam o Brasil (Lava Jato, Mensalão, Petrolão, Bingos etc.), parlamentares, funcionários de estatais, servidores públicos e tantos outros”.

Em março deste ano, o deputado Rubens Bueno apresentou uma proposta semelhante, estabelecendo pena de três a dez anos de reclusão, iniciado em regime fechado, mais multa para advogado que receber honorários advocatícios tendo conhecimento da origem ilícita dos recursos de sua remuneração.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem