Representante da FAO diz que maior problema da América Latina é a obesidade

Representante da FAO diz que maior problema da América Latina é a obesidade
Foto: FAO ALC
O maior problema da América Latina não é mais a fome, e sim a obesidade. Foi o que disse, nesta quarta-feira (29), o representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Rafael Zavalla.

Segundo a Agência Brasil, Zavalla esteve presente no 1º Fórum Regional das Cidades Latino-Americanas Signatárias do Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana, para debater sobre políticas alimentares urbanas sustentáveis e inclusivas.

De acordo com o representante, a obesidade está concentrada nas cidades. Dentre os dez países líderes do problema no mundo, quatro estão nas Américas, sendo dois na América Latina. A liderança é dos Estados Unidos, com 38,2%. O Brasil tem 20,8%.

A obesidade afeta 672 milhões de pessoas obesas, o que representa mais de uma pessoa para cada oito indivíduos. Na América Latina, segundo o reatório Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e Caribe do ano passado, a obesidade afeta um em cada quatro habitantes.

Ainda de acordo com a Agência Brasil, as mulheres são mais afetadas pelo problema do que os homens. Em 2017, a taxa de obesidade feminina era 10% maior do que a masculina.

Zavalla ainda aproveitou para destacar a estratégia da alimentação escolar feita no Brasil. "O Brasil é número um. Um grande exemplo a nível global para ir cultivando nas crianças como comer melhor, fomentando não só alimentação saudável, mas cultura alimentar, gerando também ambientes saudáveis para a alimentação e a educação".

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem